PCV – Programa de Conservação Vocal 

O que é

A voz é uma das nossas principais “ferramentas” de trabalho. A combinação de uso prolongado da voz e fatores individuais, ambientais e de organização do trabalho, contribuem para elevar a prevalência de queixas vocais, gerando situações de afastamento e incapacidade para o desempenho de funções, o que implica custos financeiros e sociais.

O PCV Programa de Conservação Vocal é o conjunto de atividades que busca conscientizar os profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho, como operadores de telemarketing, professores, representantes de vendas, entre outros sobre o uso adequado da voz e prevenir a ocorrência ou o agravamento dos distúrbios vocais. Por meio de avaliações vocais e da competência comunicativa é possível traçar o perfil vocal dos trabalhadores identificando e minimizando lesões caracterizadas pelo uso contínuo da voz.

Importância

  • Realizar avaliações permitindo detectar precocemente possíveis alterações e agir em com o intuito de restabelecer a qualidade vocal e a competência comunicativa dos trabalhadores;
  • Identificar trabalhadores com problemas de voz não relacionados ao trabalho, encaminhando-os para adequado diagnóstico, tratamento e documentação do caso;
  • Diminuir os gastos da empresa com absenteísmos frequentes e aumentar a produtividade;
  • Desenvolver estratégias coletivas e individuais para conservação vocal;
  • Realizar campanhas e treinamentos em higiene e conservação vocal;
  • Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores;
  • Permitir que o trabalho de conservação vocal faça parte do programa ergonômico para adequação do local de trabalho atendendo ao Anexo II da Norma Regulamentadora 17.

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