PCA- Programa de Conservação Auditiva 

O que é 

O ruído é um dos riscos mais comuns, encontrado facilmente tanto no nosso dia a dia como em grande parte dos processos industriais. O controle do ruído é, portanto, uma questão de considerável importância econômica e social e esta importância tem crescido progressivamente nos últimos anos. O PCA é o conjunto de atividades que tem o objetivo de prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocasionadas pela exposição ao ruído, através de atividades planejadas e coordenadas entre as diversas áreas envolvidas na organização.

Importância 

  • Atender a legislação trabalhista;
  • Respaldar a empresa nos aspectos legais e nos processos judiciais de reclamatórias trabalhistas;
  • Obter ou manter certificações relacionadas à saúde, segurança, meio ambiente e qualidade;
  • Estabelecer medidas preventivas eficazes para diagnóstico precoce e estabilização dos casos de perdas auditivas ocupacionais;
  • Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, reduzindo os efeitos extra-auditivos relacionados à exposição aos níveis de pressão sonora elevados;
  • Detectar trabalhadores com problemas de ouvido e audição não relacionados ao trabalho, encaminhando-os para adequado diagnóstico e tratamento;
  • Desenvolver estratégias coletivas e individuais eficazes para redução da exposição dos trabalhadores aos riscos para perda auditiva no trabalho;
  • Promover o conhecimento sobre conservação auditiva nos colaboradores, tornando-os mais envolvidos e satisfeitos.

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