Avaliação Psicossocial

A avaliação psicossocial é exigida nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho NR 33 – Trabalho em Espaços Confinados, NR-35 – Trabalhos em Altura, e NR 20 – Líquidos Combustíveis e Inflamáveis.

A avaliação tem como objetivo investigar aspectos psicológicos e sociais do indivíduo, sendo possível obter um perfil do trabalhador e de suas capacidades cognitivas, fim de verificar se o mesmo possui habilidades e características de personalidade para trabalhar em situações de risco preservando sua segurança e sua saúde física e mental.

Na avaliação é realizada uma entrevista individual, abrangendo aspectos da vida pessoal, familiar, social e do trabalho, bem como os riscos relacionados a sua atividade laboral; e aplicação de testes psicológicos, que auxiliam na investigação e na confirmação de aspectos observados na entrevista.

Avaliação Psicológica adaptada à função

Esta avaliação é realizada para empresas que possuem funções que não é exigido avaliação psicológica por lei, mas que se preocupam com a preservação da saúde mental e física dos seus funcionários.

É realizada entrevista individual com foco nas competências necessárias para determinada função, e utilizados testes psicológicos a fim de evidenciar novas características, ou confirmar as já observadas.

Dessa forma, é possível ter conhecimento se o candidato, ou o funcionário, possui as habilidades e atitudes necessárias para executar determinada função sem prejudicar sua saúde e segurança.

Solicite uma Proposta