Embora esteja oferecendo maior segurança às informações, o processo de migração do eSocial irá trazer alguns desafios para as empresas e na área da Segurança do trabalho não será diferente.
O maior deles, certamente, será a padronização, revisão e unificação dos cadastros dos trabalhadores, uma vez que será necessário concentrar todas as informações fiscais da mão de obra contratada.
Quais são as exigências do eSocial para a sua empresa?
As empresas também deverão organizar o trabalho de maneira que não provoque atrasos no preenchimento e remessa das informações, principalmente em razão da abrangência do projeto, que irá unificar tudo o que se refere às obrigações previdenciárias, fiscais e trabalhistas, com seu cruzamento e validação ao final.
Finalmente, a migração para o eSocial irá alterar a estrutura da base de dados da gestão empresarial, uma vez que devem se adequar às regras do sistema, utilizando as ferramentas preparadas pelo governo para fazer a adaptação.
Quem cuida das adequações ao eSocial nas empresas
A adequação ao sistema do eSocial envolve praticamente todas as áreas da empresa, entre elas: Recursos Humanos; Tecnologia da Informação; Área Contábil; Logística; Folha de Pagamento; Segurança e Medicina do Trabalho; Setor Financeiro. Assim, é importante que a direção da empresa entenda o impacto das mudanças, incentivando a criação de um grupo de trabalho envolvendo todos os responsáveis pelas diversas áreas, realizando treinamentos e evitando a revisão de rotinas de trabalho, bem como sobre a forma como os dados circulam dentro da empresa.
eSocial e a segurança do trabalho
Com a implantação do eSocial haverá a necessidade de levantamento atualizado de outras informações referentes a segurança do trabalho, como, por exemplo:
- Grau de Exposição a Riscos;
- Condição de Acidentes de Trabalho;
- Comunicação de Acidente de Trabalho;
- Monitoração Biológica;
- Controle de Equipamentos de Proteção Individual;
- Dados de Trabalhadores Autônomos.
O eSocial trará uma série de novos procedimentos na folha de pagamento, havendo a necessidade de submissão a eventos periódicos e não periódicos ao sistema.
Como há uma densidade alta de informações sobre o eSocial, elaboramos um E-book sobre o assunto. Nele, vamos mostrar a você porque foi criado o eSocial e quais são seus objetivos, mostrando as principais mudanças que irão ocorrer com as empresas através deste novo sistema.
Através deste e-book você irá saber como agir para implementar o sistema e manter sua empresa dentro do que estabelece a legislação.
Para ler o E-book eSocial basta clicar aqui no link ou no botão abaixo e baixá-lo gratuitamente.